5 Dicas para seguir uma dieta Vegetariana

5 Dicas para seguir uma dieta Vegetariana

Dieta Vegetariana

5 Dicas para seguir uma dieta Vegetariana

 
A dieta Vegetariana está sendo adotada por um número cada vez maior de pessoas. Essas pessoas, geralmente, estão em busca de melhorar a sua saúde ou adotar uma nova filosofia para a sua rotina de alimentação.
Apesar disso ainda é grande o número de pessoas que tem muitas dúvidas sobre como adotar uma dieta vegetariana. Se você está incluído nesse grupo, esse artigo é para você!
A seguir, conheça mais sobre a dieta vegetariana, os seus benefícios, e ao final cinco dicas que você deve seguir para mudar os seus hábitos alimentares.

O que é a Dieta Vegetariana?

A Dieta Vegetariana nada mais é do que uma dieta que dispensa o consumo de qualquer tipo de carne.
A Dieta Vegetariana propõe um novo estilo de vida para quem a adota em sua rotina alimentar.
A Dieta Vegetariana pode trazer uma série de benefícios para a nossa saúde cardiovascular também, se seguida de maneira saudável. E também pode ser eficaz para combater o risco de desenvolver diabetes. Porém existem também vegetarianos que não se alimentam de forma saudável e nesses caso esses benefícios são excluídos.
Não há um único modo para adotar a Dieta Vegetariana em sua rotina de alimentação. Na verdade, há várias opções para realizar essa dieta. O primeiro passo para isso é saber em qual classe você se encaixa.
Por exemplo, você pode incluir os laticínios em sua dieta vegetariana, mas também pode eliminar todos os alimentos de origem animal do seu dia a dia. Nessa segunda opção, você está adotando uma Dieta Vegana.
 

Veganos são pessoas que não só retiram da sua rotina, o consumo de carnes em geral, como já propõe a dieta Vegetariana, mas também todos os alimentos que são de origem animal.

 
Embora a dieta vegetariana e vegana tragam muitos benefícios para a nossa saúde de uma forma geral, é preciso adotá-las com cautela.
Como a grande maioria dos brasileiros já estão acostumados com o consumo regular e praticamente diário de carne, adaptar o seu organismo para outra alimentação requer alguns cuidados.
Por isso pode ser interessante fazer a mudança aos poucos, de forma gradativa.
 

5 dicas para seguir uma dieta Vegetariana

Como já foi explicado anteriormente, adotar uma dieta vegetariana significa muito mais do que uma preocupação com a saúde e a estética. Adotar uma dieta vegetariana ou vegana pode representar uma nova filosofia de vida. E como toda nova filosofia de vida, ela exige certa adaptação.
A seguir, reunimos cinco dicas que você pode seguir para melhor de adaptar à dieta vegetariana.
 

  • Pesquise pelos alimentos mais adequados para substituir o consumo de carne

Principalmente se você é uma pessoa que consome carne todos os dias, é preciso pesquisar os alimentos mais adequados para substitui-la.
Por isso, pesquise e entenda quais alimentos são os mais recomendados para substituir o consumo de carne. No caso de uma dieta vegana, é preciso também encontrar os alimentos que substituam todas as proteínas animais.
Essa pesquisa e respectiva escolha são muito importantes porque caso a carne não seja substituída por alimentos de nutrientes e proteínas equivalente, o seu organismo sentirá o golpe, e pode sofrer consequências por meio da carência de ferro, zinco e vitamina B12.
Boas opções nesse sentido são alimentos ricos em proteínas. Tais como quinoa, ervilha, lentilha e outras leguminosas.

  • Priorize os alimentos orgânicos

Na hora de comprar, de prioridade para os alimentos orgânicos. Os alimentos orgânicos, além de trazer mais sabor e aroma para as suas refeições, ainda carregam uma maior quantidade de nutrientes.
Os alimentos orgânicos são recomendados para todos, não só para vegetarianos! Eles são livres de substâncias tóxicas, como fertilizantes e agrotóxicos.
 

  • Pesquise sempre novas receita para a sua dieta vegetariana/vegana

Uma das primeiras atitudes que você pode tomar ao adotar uma dieta vegetariana é criar uma lista de receitas. Isso porque uma dieta vegetariana, a princípio, e principalmente a dieta vegana, não apresenta tanta variedade quanto uma dieta comum. Mas quando você começa a pesquisar, com certeza vai perceber que as possibilidades e a variedade é imensa!
Você pode encontrar essas receitas em livros de culinários, em programas de TV, reality-shows gastronômicos, e até em canais populares no youtube.
Porém, sempre verifique a qualidade das informações que são divulgadas nessas plataformas. Muitas informações podem não ser confiáveis e é importante pesquisar os profissionais que estão produzindo determinado conteúdo.
 
Dieta Vegetariana
 

  • Planeje as suas refeições fora de casa

Com uma rotina de trabalho de oito horas diárias, como é a rotina da maioria das pessoas, as refeições fora de casa precisam ser planejadas. Especialmente, o almoço.
Afinal, de nada adianta seguir uma dieta vegetariana ou vegana dentro de casa se você não seguir as mesmas regras quando estiver fora dela.
A maioria dos restaurantes não tem um cardápio específico para receber clientes vegetarianos. Por isso, uma boa opção nesse sentido é montar marmitas saudáveis e simples que você pode levar para o seu ambiente de trabalho.
 

  • Seja acompanhado por um profissional

 
Ao decidir adotar uma dieta vegetariana é muito importante que você consulte um nutricionista para te acompanhar.
Por mais pesquisas que você faça sobre o assunto, a informação mais confiável ainda virá de um especialista em nutrição.
Além disso, o nutricionista poderá verificar como o seu corpo está reagindo aos novos hábitos alimentares propostos. Ele pedirá exames para verificar possíveis carências nutricionais e irá adequar sua quantidade diária de proteínas e outros macronutrientes. Por isso, jamais subestime a presença de um profissional, tanto para a dieta vegetariana, quanto para a dieta vegana.
 
 

Agende sua consulta com um Nutricionista

 

    Consulta + Retorno por 550 reais

    Você também ganha um acompanhamento online de 60 dias por WhatsApp, falando diretamente com a Dra Camila e tem a bioimpedancia inclusa na consulta e no retorno!

    glorium

    Deixe uma resposta