Comer ou não comer a cada 3 horas?

Comer ou não comer a cada 3 horas?

Agora a nova controvérsia é essa, devemos ou não comer a cada 3 horas?
A resposta é depende! Nada é regra, é importante respeitar a individualidade bioquímica SEMPRE!
Comer a cada 3 horas pode ajudar em casos de ansiedade e compulsão alimentar, muitos pacientes relatam que quando comem a cada 3 horas tem menos fome na refeição seguinte. Um outro fator é que quando comemos com uma frequência maior, a chance de atingirmos as necessidades diárias de vitaminas e minerais é bem maior, visto que só com café da manhã/almoço/jantar muitas vezes não conseguimos incluir todos os nutrientes necessários. A digestão também é melhor para a maioria das pessoas quando comem refeições pequenas. Mas o contrário também pode acontecer. Alguns se sentem bem se esperarem um intervalo maior para se alimentar.
Para quem alega que é melhor comer só quando se tem fome, acredito que este paciente deve já estar acostumado com a alimentação saudável e deve conseguir controlar a fome nas refeições, sem exagerar por estar muito tempo em jejum.
Um verdadeiro mito é o de que comer a cada 3 horas acelera o metabolismo! Isso não acontece!
Na minha opinião, não há uma regra de horário! 3 em 3 é um exemplo, mas cada paciente se dá bem de uma forma. Confesso que eu mesmo não como exatamente a cada 3 horas, eu tento ouvir meu corpo e fico atenta para comer antes de ter muita fome (assim consigo controlar a ansiedade/fome na refeição).
Além disso existem muitos estudos que falam do benefício do jejum intermitente, ajudando na perda de peso e em outros fatores. O jejum tem sim benefícios mas também não é indicado para todos. Individualidade bioquímica sempre!
 

Camila Laranja

Deixe uma resposta