Como a nutrição pode melhorar nosso humor e bem estar?

Como a nutrição pode melhorar nosso humor e bem estar?

Estudos indicam que o neurotransmissor GABA pode melhorar o relaxamento e o sono.
Baixos níveis de GABA ou diminuição da sua função no cérebro é associado a vários distúrbios psiquiátricos e neurológicos, como ansiedade, depressão e insônia. A vitamina B6 é importante para sua ação e alguns fitoterápicos como a L-Teanina, que pode ser manipulada isolada e também é encontrada no chá verde em baixas concentrações e em maior concentração no chá preto.

Outra substância que desempenha papel de neurotransmissor importante é a serotonina.Ela regula o apetite e compulsão alimentar, o bom humor, ansiedade, sono, memória e padrões de comportamento social. Para sua produção, nutrientes como vitaminas complexo B, Vitamina C, Magnésio, Cromo e Ferro são essenciais. Além deles, alguns fitoterápicos e adaptógenos são muito válidos.
Ter no mínimo 7 horas de sono é importantíssimo para manutenção do equilíbrio do organismo, e também para a adequada produção de melatonina, que é produzida através da serotonina. A privação do sono e baixa produção de melatonina podem desregular o ciclo circadiano, aumentar o risco de doença cardiovasculares, aumentar a resistência à insulina, e consequentemente aumentar peso!
Por isso é extremamente importante cuidar da saúde mental, do sono e utilizar estratégias nutricionais para esse controle de neurotransmissores.
Camila Laranja

Deixe uma resposta