Como combater a anemia?

Como combater a anemia?

Como combater a anemia?

 
A anemia é uma doença que tem origem na ausência de alguns nutrientes importantes em nosso sangue. Mas afinal, perda excessiva de sangue também pode causar a anemia em algumas pessoas.
A boa notícia é que a anemia pode ser tratada com uma alimentação adequada e quando necessário, com o uso de suplementos específicos. É importante avaliar qual o tipo de anemia estamos tratando. Existem anemias por deficiência de ferro, b12, ácido fólico… E muitas vezes é necessário equilibrar no organismo, outros nutrientes diferentes, além desses mais avaliados.
Um dos parâmetros para avaliar uma anemia é verificar o hemograma e quando há alterações podemos suspeitar também de carências de zinco, vitamina C, cobre e proteínas. Esses nutrientes devem ser mantidos em níveis ideais para normalizar o quadro.
É comum ver pacientes que consomem uma boa quantidade destes nutrientes mas ainda tem quadros repetidos de anemia e deficiências nutricionais. Certamente, é importante avaliar como está a integridade do estomago e intestino deste paciente e por consequência a absorção desses nutrientes. Portanto, cuidar da saúde intestinal é essencial.
 

Quais os alimentos indicados no caso de anemia por deficiência de ferro?

 
– Carnes (principalmente a carne vermelha);
– Feijões e leguminosas em geral como grão de bico, lentilhas, ervilha;
– Oleaginosas (Castanha de caju, amêndoas, nozes…);
– Sementes de gergelim e abóbora;
– Verduras como espinafre, acelga e agrião;
– Cereais como aveia e quinoa;
 
Alimentos que combatem a anemia
 
No caso das fontes vegetais de ferro, recomenda-se o consumo em conjunto com a vitamina C, pois aumenta a biodisponibilidade do ferro não-heme.
 
 

Agende sua consulta com um Nutricionista

 

    Consulta + Retorno por 550 reais

    Você também ganha um acompanhamento online de 60 dias por WhatsApp, falando diretamente com a Dra Camila e tem a bioimpedancia inclusa na consulta e no retorno!

    Por favor, prove que você é humano selecionando Um carro.

    Camila Laranja

    Deixe uma resposta