Como está a sua saúde mental?

Como está a sua saúde mental?

Como está a sua saúde mental?

Todas as pessoas podem ter uma fase na vida em que demonstram sinais psíquicos alterados diante de alguma situação. Mas isso não significa uma doença mental, pelo contrário, a definição de saúde mental é um estado em que a pessoa compreende que ninguém é perfeito e que todos possuem limites. Pois pessoas mentalmente saudáveis, passam diariamente por uma série de sentimentos, como, alegria, tristeza, satisfação, frustração, raiva, amor e entre outros.

Mas por que será que existem pessoas com falta de saúde mental? Uma pessoa que entende seus limites, é capaz de encarar com equilíbrio os desafios, dificuldades e mudanças que a vida traz. Ou seja, pessoas que têm dificuldade em lidar com conflitos, traumas ou perturbações e não procuram ajuda vão afetando gradativamente o estado de sua saúde mental.
Sendo assim, podemos resumir que a saúde mental é quando as pessoas reagem com segurança às exigências e circunstâncias da vida, além de harmonizar os seus problemas com o seu propósito de vida. Reconhecem até onde podem ir, lidam com facilidade diante das emoções e situações desagradáveis do cotidiano.

Terapia para a saúde mental

Não precisamos estar necessariamente doentes para procurar ajuda de um psicólogo, pois são várias áreas que estes profissionais podem nos auxiliar. Mas quando percebemos que temos dificuldades de lidar e enfrentar algumas emoções, a terapia cognitiva comportamental (TCC) é uma ótima forma de contornar isso. Resume-se como uma abordagem terapêutica breve, pontual e focada na resolução de problemas de forma efetiva.
Atualmente, nossa clínica também possui um profissional habilitado nessa área, para lhe ajudar. Nas sessões realizadas, buscamos identificar as emoções e os padrões de pensamentos que estão por trás dos comportamentos que causam sofrimento, além de analisar as reações diante determinadas situações.
A prática da clínica com a TCC, envolve um conjunto de teorias e técnicas que são usadas para formular planos de tratamentos individuais com diversos exercícios e protocolos, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Se você ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais, entre em contato que vamos lhe atender!

glorium

Deixe uma resposta