Como manter uma alimentação saudável na gravidez

Como manter uma alimentação saudável na gravidez

A alimentação durante a gravidez

Como manter uma alimentação saudável na gravidez

 
A alimentação durante a gravidez deve, em primeiro lugar, ser rica em ferro para evitar os riscos de anemia a que toda gestante corre. Além do ferro, a gestante precisa de ácido fólico para que o bebê tenha uma boa formação para o sistema nervoso. Saiba mais sobre esse assunto a seguir.
 

A Alimentação durante a gravidez

 
A alimentação na gravidez também deve ter muitas frutas, legumes e verduras que sejam de origem orgânica. A gestante deve evitar consumir alimentos industrializados, deve evitar comer muitos doces, frituras e açúcar.
 

É claro que nem sempre é fácil que a gestante sozinha consiga adequar a sua rotina de alimentação a novos hábitos que tanto ela quanto o bebê precisam. Porém, é muito necessário que a gestante siga à risca as recomendações da nutricionista que a acompanha. Para ajudar nessa etapa, é indispensável o acompanhamento de um profissional!

 
Essas recomendações devem ser seguidas para a gestante evitar ter problemas de saúde como diabetes, hipertensão, baixo peso ou sobrepeso.
 

O que comer na gravidez

 
A alimentação no período da gravidez deve ser rica, além do ferro e do ácido fólico que já foram citados anteriormente, em todos os outros nutrientes. Como vitamina b12, vitamiina D, Zinco, Magnésio, Colina e etc. Muitas vezes a suplementação é necessária e deve ser feita de maneira individualizada. O profissional que te acompanha deve verificar em exames, como estão os níveis de todos esses nutrientes citados e fazer uma suplementação adequada pra você para suas carências.
As leguminosas, peixes e carne magra, como por exemplo peru e frango, também devem fazer parte do cardápio da gestante. Porém, não se deve esquecer de consumir esses alimentos cozidos ou grelhados. É essencial que a gestante evite frituras em óleos convencionais e carboidratos refinados em excesso.
É importante também a gestante deve evitar os peixes que contenham uma grande quantidade de mercúrio em sua composição. Que são: atum, cação, peixe espada, peixes maiores. Isso porque o mercúrio, ao passar pela placenta da gestante pode causar uma série de prejuízos para o desenvolvimento neurológico do bebê.
A alimentação durante a gravidez
 

Quais alimentos você deve evitar na gravidez?

 
Alguns alimentos são absolutamente proibidos para gestantes, considerando a saúde não apenas da mãe, mas também do bebê que está se formando em seu ventre. Saiba quais são alguns desses alimentos a seguir.
 

  • Bebidas Alcoólicas

O consumo de bebida alcoólica no período da gravidez pode trazer vários problemas de saúde para a gestante. No caso do bebê, o consumo de bebida alcoólica pela gestante pode causar atrasos e falhas no crescimento e no desenvolvimento do bebê.

  • Adoçantes Artificiais

Os adoçantes artificiais podem ser encontrados facilmente em produtos diet ou light que estão à venda em todos os supermercados. Isso tende a fazer com que as pessoas acreditem que esses adoçantes são benéficos para a nossa saúde. Porém, a realidade não é bem essa.
Muitos adoçantes que estão disponíveis no mercado não são seguros para serem consumidos pela gestante. Por isso, evita consumir o adoçante artificial durante o período da gravidez e em outros períodos da sua vida também.
 

  • Consumo de Bebidas Estimulantes

Bebidas estimulantes, tais como café, chá verde, Coca-Cola e energéticos em geral devem ser evitadas pelas gestantes. Essas bebidas estimulantes podem aumentar o risco de aborto espontâneo.
Para qualquer dúvida em relação ao consumo de café e das outras bebidas estimulantes aqui citadas, o ideal é consultar sua nutricionista.
 

  • Peixe cru e carne mal passada

Por conta do risco de contrair toxoplasmose, a gestante não deve consumir peixe cru ou carne mal passada em sua alimentação.
Quando for beber água, a gestante deve priorizar consumir água filtrada ou de preferência água mineral. Lembrando que a água é a nossa maior fonte de hidratação.
 
 

Agende sua consulta com um Nutricionista

 

    Consulta + Retorno por 550 reais

    Você também ganha um acompanhamento online de 60 dias por WhatsApp, falando diretamente com a Dra Camila e tem a bioimpedancia inclusa na consulta e no retorno!

    glorium

    Deixe uma resposta