Como ter sucesso em uma dieta pensando além da comida?

Como ter sucesso em uma dieta pensando além da comida?

Esse texto é pra todos aqueles que já fracassaram alguma vez ao tentar iniciar uma dieta.
Ter sucesso em um tratamento nutricional não depende só de deixar de comer isso, ou passar a comer aquilo. O processo vai muito além disso.
Quantas vezes você iniciou uma dieta e colocou tudo a perder quando começou a pensar: “ ah, mas eu trabalhei tanto hoje, eu mereço comer um docinho, mereço tomar aquela cervejinha”. Ou até: ah, já saí da dieta mesmo, vou comer tudo que posso hoje e amanhã eu recomeço”. O problema desses pensamentos é que você sempre vai ter uma desculpa para merecer sair da dieta e você sempre vai pensar em recomeçar amanhã.
Sem contar as nossas emoções, que facilmente sabotam a dieta e o nosso comprometimento em fazer aquilo dar certo. Devemos prestar atenção no momento de comer e analisar o motivo de estarmos comendo. Será que é relamente fome? O ato de comer deveria servir com a finalidade de nutrir e manter o nosso organismo funcionando, mas o que vemos hoje é uma distorção desse conceito. Comemos por ansiedade, por raiva, por medo, por tristeza ou até por felicidade. Devemos ter prazer em outros setores da vida, não no ato de comer! Analisar o motivo de não sentirmos prazer e descontar isso na comida é extremamente importante!
Um outro ponto que quero destacar é: Seja responsável por seus atos! Vamos parar de colocar a culpa do nosso fracasso no outro, ou em alguma situação. Nós somos responsáveis pelo que geramos em nossa vida. Cada um com seu crescimento individual e seu ritmo, obviamente, mas sempre nos perguntando: O que EU posso mudar? Como posso me esforçar mais para fazer isso dar certo?
Que tal tentar se conhecer? Analisar as emoções antes de iniciar uma refeição? Tente fazer esse exercício de autoconhecimento! Vamos pensar além das calorias, além da comida, há sempre algo mais a ser trabalhado. Além de um acompanhamento psicológico, uma abordagem nutricional diferente neste sentido é essencial para ajudar os pacientes a terem sucesso a longo prazo, mudando seus comportamentos!
 

glorium

Deixe uma resposta