Depressão: Existem alimentos que devemos evitar?

Depressão: Existem alimentos que devemos evitar?

Depressão: Existem alimentos que devemos evitar?

Depressão: Existem alimentos que devemos evitar?

 
Existem alguns nutrientes que devem fazer parte de uma dieta para ajudar nos sintomas da depressão. Antes de mais nada é importante esclarecer que a depressão é uma doença de caráter emocional, então a terapia e o acompanhamento psicológico é fundamental para o tratamento.
No entanto, alguns neurotransmissores como a dopamina e a serotonina são importantes neste quadro e devem ser produzidos de maneira adequada. Para essa produção adequada precisamos de diversos nutrientes e, principalmente, de uma microbiota intestinal para a absorção destes nutrientes.
Lembre-se disso, desequilíbrios intestinais podem nos levar a uma menor produção de neurotransmissores responsáveis por dar a sensação de bem-estar e de prazer para o nosso corpo. Por isso, eles costumam ser recomendados pelos profissionais de saúde para pessoas que estão sofrendo com a depressão.
A seguir, conheça mais alimentos que podem ser consumidos para combater a depressão e os seus respectivos sintomas.
 
Depressão: Existem alimentos que devemos evitar?
 

Alimentos que podem ser consumidos e que tem quantidades boas dos nutrientes citados

 

  • Cálcio

O Cálcio é um mineral muito importante para a boa manutenção da saúde dos nossos ossos. O Cálcio também traz muitos benefícios para as nossas contrações musculares, além de dar mais qualidade para a transmissão dos impulsos nervosos.
Para consumir cálcio a pessoa pode utilizar gergelim, tofu, brócolis, que além de serem fontes de cálcio ainda contém outros nutrientes importantes para esse quadro.
 

  • Magnésio

O Magnésio é outro mineral muito importante porque regula o funcionamento dos nossos músculos, além de controlar a presença de açúcar nos vasos sanguíneos. Ele ajuda na formação de serotonina e dopamina.
O Magnésio é um mineral que pode ser encontrado em alimentos como o cacau, castanhas, amêndoas e arroz integral.
 

  • Vitamina C

A Vitamina C é uma vitamina que tem um grande poder antioxidante. Ela ajuda muito no crescimento e na saúde das nossas células, especialmente as células dos ossos e dos vasos sanguíneos.
Além disso, a vitamina C também é capaz de combater infecções em nosso corpo e fortalecer o nosso sistema imunológico. No caso da depressão, a vitamina C contribui para formação de serotonina.
Você pode encontrar a vitamina C na acerola, na laranja, no abacaxi, na tangerina e na framboesa, entre outros alimentos
 

  • Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são muito importantes para o nosso corpo porque regulam o nível de energia do nosso organismo. Além de ajudar a manter a saúde do sistema nervoso e também da nossa pele e cabelos.
Em alimentos como frango, espinafre, castanhas, ovos e etc é possível encontrar muitas vitaminas do complexo B.
 

  • Ômega 3

O ômega-3 também é essencial para a saúde neurológica.
Para consumir mais o Ômega 3, o ideal é utilizarmos peixes como sardinha, atum, salmão selvagem, frutos do mar ou linhaça.
 

Alimentos que pioram a depressão

Da mesma forma que o consumo de alimentos ricos em nutrientes específicos deve ser aumentado para ajudar no tratamento da depressão, é também muito importante evitar alguns outros alimentos.
Os alimentos que devem ser evitados por pessoas com tendência a depressão são os alimentos que provocam oscilações de humor. Tais como:  doces, frituras, farinhas refinadas, fast food, bebidas alcoólicas, açúcar e alimentos industrializados em geral.
Além de estimular mudanças repentinas de humor, esses alimentos também alteram radicalmente o nível de açúcar em nosso sangue. Esses dois fatores combinados acabam por aumentar as chances de uma pessoa a desenvolver depressão, ou piorar o estado atual.
Assim, além do tratamento com o psicólogo, considere o acompanhamento de um nutricionista.
Você pode conseguir tratar a depressão e ainda você muda os seus hábitos alimentares para uma nova vida.
 
 

Agende sua consulta com um Nutricionista

 

    Consulta + Retorno por 550 reais

    Você também ganha um acompanhamento online de 60 dias por WhatsApp, falando diretamente com a Dra Camila e tem a bioimpedancia inclusa na consulta e no retorno!

    Por favor, prove que você é humano selecionando Um carro.

    Camila Laranja

    Deixe uma resposta