Dieta Low Carb funciona mesmo?

Dieta Low Carb funciona mesmo?

Dieta Low Carb

Carboidratos fazem parte da alimentação de muitas pessoas no dia a dia. Mas também podem ser os grandes vilões para quem quer ter uma saúde equilibrada. Nos últimos anos, surgiram dietas que tendem a cortar, pelo menos um pouco, os carboidratos. A dieta Low Carb é um exemplo disso.
Consiste-se em tirar da alimentação as fontes que possui uma concentração maior de carboidratos, substituindo-os por alimentos mais saudáveis. Com o intuito de priorizar alimentos integrais.
Como seu objetivo é restringir carboidratos (em suma, são provedores de energia), automaticamente contribui para a perda de peso. Além disso, é uma boa alternativa para quem possui diabetes, pois controla o nível de gordura e o açúcar no sangue.
Em qualquer caso, o ideal é procurar um profissional na área e pedir uma orientação. A partir disso, com um acompanhamento correto você pode começá-la.

O que comer e beber na Low Carb?

Investir em alimentos integrais, frutas e legumes, são opções assertivas. Abaixo, preparamos algumas receitas deliciosas que você pode fazer em sua própria casa.
Café da manhã low carb: Omelete com salsinha, cebola e cebolinha + tomates cereja, guacamole com chia e coco fresco ralado. O coco você pode comprar fresco e congelar, assim pode ir comendo as porções.
Macarrão de abobrinha e pupunha low carb: spaghetti de pupunha e abobrinha + camarão ao alho com coentro + chips de banana verde. É muito fácil de fazer, é só cortar a abobrinha bem fina e comprar o pupunha já cortado. Refogar com bastante alho, cebola e manteiga ghee. Logo, refogar também os camarões com alho, ghee e azeite, e acrescentar coentro ou salsinha no final.
Receita de jantar low carb: ovos com guacamole e salada com molho de gengibre + limão + azeite + missô. Para o ovo, faça uma camada de brócolis (já refogado) na frigideira, quebre os ovos caipiras, tempere com sal, bastante cebolinha, orégano fresco, tomate cereja e pimenta biquinho e tampe, deixando cozinhar em fogo bem baixo até ficar no ponto!
Brownie Low Carb:
Ingredientes:
– 1/2 de xícara de chá de xylitol (adoçante natural);
– 100g de chocolate 85% cacau derretido;
– 1 colher café de bicarbonato de sódio;
– 1/2 xícara de chá de farinha de amêndoas;
– 3 colheres de sopa de manteiga ghee ou óleo de coco (vai ficar com gosto de coco);
– 1 pitada de canela;
– 2 ovos.

Modo de preparo:

  • Derreter o chocolate e a manteiga ghee;
  • Bater os ovos com o adoçante;
  • Misturar os ovos, manteiga ghee e o chocolate;
  • Misturar a farinha e o bicarbonato;
  • Levar ao forno preaquecido por 30 min +- em fogo médio;

Pão low carb:

– 1 xícara bem cheia de farinha de amêndoas (ou de qualquer outra castanha/oleaginosa);
– 5 colheres de sopa de psyllium;
– 1 colher de sopa cheia de fermento químico em pó;
– 1 colher de chá de sal;
– 1 colher de sopa de vinagre;
– 1 xícara de chá de água fervendo;
– 3 claras de ovo.

Modo de preparo:

  • Misture bem todos os ingredientes, menos o fermento;
  • Depois acrescente o fermento e misture mais um pouco;
  • Para modelar os pães, molhe as mãos e faça no formato que preferir! Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 60 minutos;
  • Após os 60 minutos, é só esperar esfriar e saborear.

Lembre-se, dieta Low Carb funciona, no entanto, você precisa procurar uma orientação profissional e verificar quais são as suas condições e como você pode começar esse processo.

Camila Laranja

Deixe uma resposta