Dieta para hipertensos, o que aumenta a pressão arterial?

Dieta para hipertensos, o que aumenta a pressão arterial?

Dieta para hipertensos, o que aumenta a pressão arterial?

  
Em uma dieta para hipertensos, somente reduzir o consumo de sal e alimentos ricos em sódio não é o suficiente. Evitar produtos industrializados e super processados é importante.
A hipertensão corresponde a um aumento da pressão existente dentro dos vasos sanguíneos. Esse aumento da pressão pode levar a pessoa a ter sérios problemas, como insuficiência real, insuficiência cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras complicações. Por esses motivos é muito importante que a pessoa que sofre com hipertensão tenha uma dieta para hipertensos adequada e pensada especialmente para as suas necessidades.
 

Alimentos que os hipertensos devem evitar

 
É recomendado que os hipertensos evitem o excesso de sal para temperar as suas refeições. É possível substituir o sal por temperos naturais e, consequentemente, mais saudáveis do que os industrializados com sódio. Outras ervas presentes na natureza também são capazes de dar um aspecto saboroso para as refeições. Tais como alho, cebola, salsa, alecrim, cúrcuma, cebolinha, orégano. Uma dica é fazer um sal temperado.
 
Dieta para hipertensos, o que aumenta a pressão arterial
 
Você pode misturar ervas como alho desidratado, salsa desidratada, orégano e tomilho, acrescentar gergelim triturado e misturar com o sal. A proporção pode ser de 1 xícara de sal para 1 xícara das ervas e ½ xícara de gergelim triturado. Assim você enriquece o seu sal nutricionalmente e usa ele em menor quantidade.
Em relação à escolha do sal, opte por sais marinhos integrais. Quanto menos refinado, melhor!
Entre os produtos industrializados que são ricos em sódio e outros componentes inflamatórios, e que devem ser excluídos do grupo de alimentos para hipertensos, estão os caldos de carne ou de legumes, o macarrão instantâneo, e as carnes processadas como linguiça, salsinha e salame, bolachas industrializados, alimentos com farinhas refinadas. Prefira sempre alimentos em seu formato natural! Bebidas alcoólicas também não são interessantes nesses casos, então evite.
 

Agende sua consulta com um Nutricionista

 

    Consulta + Retorno por 550 reais

    Você também ganha um acompanhamento online de 60 dias por WhatsApp, falando diretamente com a Dra Camila e tem a bioimpedancia inclusa na consulta e no retorno!

    glorium

    Deixe uma resposta