Entenda como funciona nossa consulta nutricional

Entenda como funciona nossa consulta nutricional

Entenda como funciona nossa consulta nutricional

Muitas pessoas tem dúvidas ou não conhecem a nossa consulta nutricional. Por isso, resolvemos trazer aqui algumas explicações sobre o que falamos e o que analisamos em uma consulta.
A primeira coisa que realizamos é definir junto com o paciente qual é o objetivo que ele deseja alcançar. Alguns chegam na clínica com o intuito de emagrecer, outros ganhar massa muscular, como também melhorar alguns sintomas. Para isso, vamos descobrindo um pouco da história do paciente, dos hábitos sociais e de sua rotina. Com isso, conseguimos criar um plano alimentar de acordo com a necessidade dele.
Mas somente isso não basta para realizar a avaliação. Vamos um pouco mais a fundo. Fazemos perguntas do tipo: como está o sono (se não está regularizado, dificilmente o paciente vai conseguir ganhar massa muscular ou perder gordura de forma efetiva), se ao acordar tem disposição, entre outras coisas. É importante verificar como estão essas coisas para poder adequá-las junto com a alimentação ou usar uma alimentação que seja suficiente para melhorar esses aspectos.
Além disso, nós buscamos entender se o paciente realiza ou não atividades físicas. Se sim, quais são os exercícios que ele faz e em qual horário; qual é o nível de estresse que possui e que tipo de alimentação adota; se possui alguma patologia, como: diabetes, hipertensão, problema cardíaco, etc ou sintomas específicos, como: rinite, sinusite, herpes, dermatite, alergias, gastrite, dor de cabeça frequente, unhas fracas e queda de cabelo.
É importante saber e identificar os problemas que o paciente tem, pois tem vários sintomas que a gente consegue melhorar ou tratar com a alimentação. Mas nem sempre a alimentação vai ser o único fator que resolverá o problema ou sintoma, mas pode ser um tratamento complementar e que ajudará na obtenção de resultados.
Mas além dessas questões, averiguar como a saúde intestinal está é muito importante nesse processo, porque ele relaciona-se com tudo o que acontece no nosso organismo. Se o intestino está desequilibrado, consequentemente, o paciente terá vários problemas de saúde. Desde problemas como falta de absorção de nutrientes, imunidade baixa e o aumento de doenças inflamatórias. Por isso, manter o intestino saudável é bem importante. Identificar essa questão também cabe a uma consulta de função nutricional.
Na consulta é solicitado exames básicos, como de hemograma, colesterol, entre vários outros. E também exames de vitaminas e minerais. Estes exames serve para identificar a quantidade de nutrientes que está no sangue do paciente. A partir disso, podemos modificar a rotina alimentar dele ou fazer uma suplementação específica. O foco principal é deixar as vitaminas e minerais em uma quantidade ideal no corpo. Quando isso ocorre, o paciente consegue chegar no resultado desejado, seja perder peso ou ganhar massa muscular.
Nós também fazemos um questionário emocional, porque sabemos que as questões emocionais estão ligadas com a falta de nutrientes ou com o desequilíbrio intestinal. E por isso, não deixamos essa parte de lado.
A alimentação correta e com um auxílio de profissional pode ajudar em todos esses fatores. Todas as consultas feitas na clínica são individuais e personalizadas, conforme o perfil de cada um. Ou seja, vamos adaptar uma alimentação conforme a sua necessidade. Se você tem interesse e deseja conhecer mais, entre em contato com a clínica através do WhatsApp (011) 94581-3819 e saiba mais.

Camila Laranja

Deixe uma resposta