Gordura Trans: o que é, onde está e como evitar?

Gordura Trans: o que é, onde está e como evitar?

gordura trans

A gordura trans é uma gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação (reação química), seja natural ou industrial. O que realmente prejudica a saúde do ser humano são as usadas pelas indústrias, pois é composto por elementos que servem para melhorar a textura do alimento e conservar por mais tempo.
É muito encontrado em alimentos, como: batatas fritas, sorvetes, bolos de padaria, salgadinhos e biscoitos de pacote, margarinas, entre vários outros. Na hora de comê-los, muitos esquecem das consequências que vão surgir com o passar do tempo em sua vida.
Dentre essas consequências estão as doenças. Onde as mais comuns são: o aumento do colesterol total, redução do colesterol bom (HDL), gordura acumulada na região da barriga, aumento de problemas cardíacos, como infartos e derrames, além de, favorecer a obesidade.
Mundialmente, cinco bilhões de pessoas tendem a desenvolver doenças associadas a gordura trans. Essa informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde – OMS -, na Suíça. Além disso, a OMS também divulgou que são aproximadamente 500 mil mortes se dá por esse motivo durante o ano pelo mundo.
Esses dados não somente assustam como também demonstram a importância desse cenário mudar. Mas para isso, precisamos conhecer a raiz deste problema e o que pode ser feito para evitar o uso desses alimentos e substituí-los por comidas saudáveis.

Quando devemos redobrar a atenção?

Engana-se quem pensa que somente na vida adulta devemos preocupar-se em ter uma alimentação equilibrada e saudável. Na verdade, muitos não sabem, mas quando criança já começamos a “trilhar” a saúde que teremos pela frente.
A nutricionista funcional, Camila Rodrigues Laranja, explicou em seu vídeo (colocar link do vídeo) que os maiores cuidados devem ser quando o ser humano ainda é criança. Pois é importante que desde pequeno a pessoa saiba a importância de alimentar-se com comidas saudáveis. Além do mais, quanto mais cedo entender que vários fatores ruins podem desencadear de alimentos industrializados, melhor será para ela evitá-los.
Visto isso, percebemos que muitas pessoas que comiam vários alimentos com gordura trans, hoje, sofre com doenças que podem levar a morte. Por isso, atenção pais, cuidem com o que vocês ingerem e dão aos seus filhos. O melhor cuidado, é a prevenção.

Como evitar doenças provindas da gordura trans?

A regra é simples, evite alimentos que contenham isso. Entretanto, se você tem dúvida se o alimento que você gosta tem ou não essa gordura, leia o rótulo dele. Pois tudo que contém estará escrito nesta parte.
Mas além disso, é importante que você faça uma reeducação alimentar. Ou seja, de pouco a pouco deixe os alimentos maléficos e comece a ingerir outros nutritivos e com vitaminas. Desta forma, você vai combater certas doenças e evitar outras.
Não faça parte dos números de pessoas com índices altos e propensos a desenvolver doenças por ter uma alimentação desequilibrada e com excesso de gorduras trans.
Em caso de dúvidas ou dificuldades em mudar o hábito alimentar, procure um profissional. Ele dará as informações corretas e te auxiliará nas suas necessidades.

Camila Laranja

Deixe uma resposta