O que é a Alimentação Vegana?

O que é a Alimentação Vegana?

Alimentação vegana

O que é a Alimentação Vegana?

 
A alimentação vegana é baseada somente em produtos de origem vegetal. Na dieta vegana não é utilizado nenhum alimento de origem animal. Nem carnes, nem derivados de origem animal como leite, ovos, queijo, iogurte, mel, etc. Os protagonistas de uma alimentação vegana são as verduras, legumes, frutas e leguminosas como ervilhas e lentilhas.
Com o passar do tempo, a alimentação vegana foi ganhando muitos adeptos. A questão não é somente alimentar e sim filosófica também. Além de não ingerir alimentos de origem animal, veganos também não usam cosméticos e roupas que advém de origem animal.
Hoje em dia, dentro de uma alimentação vegana, é possível encontrar uma variedade de produtos que atende à essas demandas. Existem leites vegetais, queijos vegetais, hamburguer feito com leguminosas e várias outras delicias.
Ou seja, engana-se quem pensa que pessoas que adotam uma alimentação vegana estão restritas em sua rotina. O tofu, por exemplo, é um alimento produzido a partir da soja fermentada e oferece possibilidades de receitas essencialmente vegana.
Apesar disso, muitas pessoas que se interessam em adotar uma alimentação vegana tem dúvidas sobre como substituir de forma saudável as proteínas de origem animal em suas refeições. Essas dúvidas são bastante comuns, mas podem ser solucionadas. A seguir, elencamos alguns alimentos que são consumidos pelos veganos e que costumam substituir a proteína animal a qual muitos já estão acostumados.
É muito importante ter uma acompanhamento nutricional nestes casos para evitar carências nutricionais que levam a sintomas como cansaço, sonolência, unhas fracas, queda de cabelos, dificuldade de memória e concentração, imunidade baixa, entre outros.
 

Alimentos Veganos

 
Alimentação vegana
Ao contrário do que pensa uma boa parte das pessoas, a comida vegana é leve, saborosa e, principalmente, colorida. Não há nada de monótono em uma alimentação vegana, como você poderá comprovar a seguir.

  • Leite Vegetal

O leite vegetal mais conhecido do mercado é, de fato, o leite de soja. Porém, o leite de aveia e o leite de amêndoa são outras opções que os veganos também consideram para a sua rotina de alimentação e podem ser até mais nutritivos.
A soja, por ser um alimento potencialmente alergênico, não é adequada para todos. O Leite Vegetal é uma ótima opção não só para veganos, mas também para pessoas que tem intolerância à lactose ou que querem adotar uma alimentação menos inflamatória.

  • Frutas e Verduras

As frutas e verduras não devem fazer parte apenas da alimentação dos veganos, mas sim da alimentação de todas as pessoas, de uma forma geral. Afinal, as fibras, as vitaminas e os minerais presentes nelas são extremamente importantes para a nossa saúde.

  • Leguminosas

As leguminosas são uma importante fonte de fibras, proteínas e minerais. Entre as leguminosas que são mais consumidas pelos veganos estão as lentilhas, as ervilhas, grão de bico e feijões. Muitos veganos usam as leguminosas como inspiração para criar pratos bastantes criativos e que chegam a ser mais saborosos do que os pratos de uma dieta comum.

  • Cereais

Os veganos costumam ingerir fibras e carboidratos a partir do consumo regular de cereais. Os cereais que os veganos mais consomem podem ser encontrados na aveia e no arroz integral, por exemplo.

  • Quinoa

A Quinoa é um cereal muito rico em nutrientes, além de nos fornecer algumas proteínas que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo como ferro e magnésio. Como a Quinoa não contém glúten o seu processo de digestão em nosso corpo é fácil e rápido, estimulando também o funcionamento do intestino.
 
 

Agende sua consulta com um Nutricionista

 

    Consulta + Retorno por 550 reais

    Você também ganha um acompanhamento online de 60 dias por WhatsApp, falando diretamente com a Dra Camila e tem a bioimpedancia inclusa na consulta e no retorno!

    glorium

    Deixe uma resposta