Candidíase: O que é? O que causa? Que alimentos ajudam?

Candidíase: O que é? O que causa? Que alimentos ajudam?

Aprotocolo nutricional interfere na candidiase

Candidíase é uma infecção vaginal, ocasionada pelo fungo da Cândida no organismo. Na maioria dos casos, acontece quando a imunidade está baixa, o que pode ser reflexo do intestino que não está com um bom funcionamento. Quando não temos uma boa quantidade de bactérias benéficas ou quando a permeabilidade do intestino está alterada, a nossa imunidade cai. E esse quadro pode favorecer o fortalecimento de fungos e bactérias ruins. 

Alguns alimentos acabam por piorar a candidíase, o principal deles é o açúcar seguido da lactose, o açúcar do leite. Alimentos inflamatórios e alergênicos comprometem o organismo, fazendo com que fique desprotegido e dando espaço ao crescimento excessivo de fungos. Uma alimentação rica em propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas ajudam a acelerar a cura da candidíase, alguns exemplos são: cravo, alho, alecrim, tomilho, própolis, óleo de coco. 
 
Alguns suplementos também podem ser incluídos, mas cada caso deve ser analisado individualmente. Aposte nas especiarias mencionadas e evite os alimentos que só pioram a infecção até que o organismo se recupere. A nutrição regrada assim como verificar se o organismo está absorvendo corretamente os nutrientes dos alimentos ingeridos é o caminho para fortalecer a imunidade e por consequência evitar a candidíase e também outras doenças decorrentes de uma imunidade baixa.

Alguns novos hábitos também devem começar a fazer parte da rotina para evitar futuras infecções vaginais:  

  • Usar roupa íntima de algodão, pois permitem que a pele respire;
  • Lavar a região genital somente com água e sabonete neutro;
  • Dormir sem roupa íntima, sempre que possível;
  • Evitar relações sexuais sem preservativo;
  • Evitar absorventes internos;
  • Não ficar muito tempo com maiô ou biquíni molhado

A alimentação, combinada com medicamentos, que devem sempre ser receitados por um médico, junto com cuidados no dia-a-dia são a chave para manter as bactérias boas do nosso corpo em equilíbrio, mantendo um bom funcionamento intestinal, que auxilia as defesas do corpo a se manterem fortes, logo o desenvolvimento de fungos como candidíase se tornam mais difíceis e não atingem sua qualidade de vida.

Camila Laranja

Deixe uma resposta