Síndrome do Ovário Policístico

Síndrome do Ovário Policístico

Tenho recebido muitas pacientes com SOP (síndrome do ovário policístico) e acho legal falar um pouco sobre o papel da nutrição nestes casos.
A SOP é caracterizada geralmente por aumento da testosterona livre, crescimento excessivo de pelos, acne, anormalidades no ciclo menstrual e diminuição dos níveis de SHBG.
Não está clara a sua causa, mas existem evidências de que o estresse pode ser um gatilho.
Dentre as consequências, estão a compulsão alimentar, aumento do processo inflamatório, aumento de obesidade e consequentemente outras doenças inflamatórias. Geralmente há um aumento na produção de insulina e uma consequente resistência à insulina também.
Assim, uma dieta de baixa carga glicêmica é essencial para controlar a insulina. Alguns alimentos como cacau e canela também ajudam no controle da glicemia.
É importante também dosar os níveis de vitamina D, tratar a DISBIOSE intestinal e modular o cortisol!
Para tratar a acne devemos avaliar deficiências nutricionais específicas como de zinco e ácido pantotênico, e evitar alimentos inflamatórios como o leite!
Além disso, outros suplementos podem ser usados individualmente de acordo com cada quadro.
O tratamento mais comum com anticoncepcional pode em alguns casos aumentar o risco de doenças cardiovasculares, então é importante tentar controlar os sintomas com uma alimentação adequada e fazer o acompanhamento sempre!

Camila Laranja

Deixe uma resposta